O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que o mês de dezembro é geralmente marcado por chuvas, mas não com a forte intensidade da precipitação de ontem.
Manaus - A forte chuva que atingiu a cidade ontem à tarde provocou alagações, desmoronamentos de barrancos e destalhamentos. De acordo com a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), até as 17h, o volume da chuva alcançou 113 milímetros, quase metade do esperado para todo o mês de dezembro, 219 milímetros.
A Defesa Civil do Município atendeu 94 chamados e o Corpo de Bombeiros, 51. No Beco São José, bairro Petrópolis, zona sul, parte de um muro desabou sobre duas casas e atingiu três postes de iluminação. Ninguém ficou ferido.
A agente de saúde Fátima da Silva Viana, 53, contou que a sogra e a cunhada dela estavam em uma das casas atingidas, mas conseguiram sair sem ferimentos.
Segundo o cabo do Corpo de Bombeiros, Rivelino Nogueira de Aguiar, outras três casas estão comprometidas porque a outra parte do muro ainda corre o risco de desabar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez casas ficaram alagadas após o transbordamento de um igarapé em rip rap entre as ruas Adalberto Vale e 31 de Março, na Betânia, zona sul.
Outro transbordamento ocorreu no Igarapé do Passarinho, na zona norte. De acordo com chefe da Divisão e Resposta da Defesa Civil, tenente Lopes Marinho, hoje serão realizadas vistorias em bueiros das ruas onde houve alagações para constatar possíveis entupimentos.
Dos 51 chamados recebidos pelo Corpo de Bombeiros, 30 foram relacionados a alagações, oito tombamentos de árvores, um acidente de trânsito, 12 desabamentos de muros, barrancos e residências e um incêndio de veículo.
A Defesa Civil atendeu 56 chamadas de alagações, dez desabamentos de muros, 16 deslizamentos de barrancos, sete destelhamentos de casas, além de uma casa em risco de desabamento, entre outros.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que o mês de dezembro é geralmente marcado por chuvas, mas não com a forte intensidade da precipitação de ontem. Segundo o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o próximo domingo, 26, a previsão do tempo é de mais pancadas de chuva em Manaus, com temperaturas variando entre 22 e 36 graus centígrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário